18/02/19 | 12:48
Órgãos municipais realizam ação integrada em área de risco no bairro Santo Antônio

Órgãos municipais de pronta resposta da Prefeitura de Manaus realizaram na tarde desta sexta-feira, 15/2, uma ação integrada de vistoria em uma área de risco localizada na avenida Presidente Dutra, bairro Santo Antônio, zona Oeste, que apresenta risco alto de deslizamento.

A ação foi coordenada pela Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil de Manaus que identificou o risco de deslizamento e a vulnerabilidade da área, e acionou a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

De acordo com o técnico da Defesa Civil, Antônio Vieira, a demanda foi solicitada pela comunidade devido o risco localizado na avenida principal do bairro. “Os comunitários acionaram a Defesa Civil e nós identificamos a vulnerabilidade e o risco de deslizamento do barranco. E hoje acionamos os órgãos municipais de fiscalização e assistência social para realizarmos a ação integrada de vistoria no local”, informou.

O comércio que funcionava no local foi interditado pelo Implurb, e conforme a gerente da Divisão de Controle (Dicon) do órgão, Maria Aparecida Froz, diante do risco de desmoronamento da área foi realizada a vistoria no local, onde funciona o escritório de um estabelecimento e um bar, na frente da outra via, na avenida Presidente Dutra.

“Na parte superior funciona uma fábrica de pré-moldados. Solicitamos ao proprietário comparecer ao órgão a fim de que apresente as licenças necessárias e documentação, no prazo de 24 horas”, explicou.

No local não foi verificada obra em andamento. A área em risco estava coberta com uma lona e durante a chuva registrada na última quarta-feira, 13, a situação ficou mais instável. A Defesa Civil encaminhará o laudo de vistoria para a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), e o proprietário será notificado a realizar as intervenções necessárias para redução dos riscos.