14/06/11 | 16:54
Praça Nilton Lins – Revitalização humaniza espaço

A contar pela intensa movimentação registrada no último final de semana, o projeto de revitalização contemplando uma praça de alimentação com cinco boxes, uma banca de revista, dois banheiros públicos – um adaptado para deficientes, estacionamento, playground, reforma paisagística e instalação da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), chegou em boa hora na Praça Professor Nilton Lins, na avenida homônima, Parque das Laranjeiras, zona Norte.

A entrega do espaço foi realizada na sexta-feira (10), com a presença do presidente do Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb), Manoel Ribeiro, além de familiares do professor Nilton Lins, homenageado da noite.

A partir de agora, os antigos permissionários que exerciam atividades econômicas no local usufruem de boxes de 4m2 cada, com abastecimento de energia e água, dentro dos parâmetros de higiene e das necessidades de estrutura apresentadas por eles ao para confecção dos mesmos.

Os dois banheiros públicos, um deles adaptado para deficientes, e estacionamento com 42 vagas, também com vaga especial para deficientes, foram itens incluídos no projeto que foi aprovado pelos trabalhadores e pela comunidade. “Ficamos imensamente felizes de poder contar com a prefeitura para humanizar este espaço dedicado à família”, comemorou a permissionária Maria de Nazaré de Lima Silva (57).

O ambiente moderno, conta ainda com o funcionamento de uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) para despejo correto de esgoto, respeitando as leis de meio ambiente, tendo em vista o número rotativo de usuários da praça.

A área de passeio público do entorno da praça também passou por recuperação, com a colocação de meio-fio e manutenção das calçadas.

A revitalização do espaço foi possível por meio da medida compensatória 0020/2010, aplicada a empresas de construção destacadas a cumprir uma função social não contemplada em seus empreendimentos, como é definido pelo Plano Diretor Urbano e Ambiental de Manaus (PDUAM).

A alteração do nome da praça, que originalmente se chamava Nilton de Menezes Vieiralves, está em tramitação na Câmara Municipal de Manaus (CMM), com a previsão de oficialização para como é conhecida e que homenageia o professor Nilton Costa Lins.

Assessoria de Imprensa do Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb)

Prefeitura de Manaus