02/07/13 | 14:21
Prefeito Arthur Neto lança projeto da Nova Djalma Batista

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, lançou nesta terça-feira, dia 2, o projeto de requalificação, reurbanização e revitalização urbana e paisagística da Nova Djalma Batista. O programa foi apresentado aos empresários que atuam na via e ocorreu no auditório da Prefeitura de Manaus, Compensa, Zona Oeste. A previsão de início das obras é para este segundo semestre, e a empreitada deve custar aproximadamente R$ 15 milhões, mas pode sofrer alterações conforme viabilidade técnica e algumas desapropriações, caso sejam necessárias.

A apresentação serviu para tornar a proposta pública, sensibilizar e chamar lojistas, empresários e moradores da área a se engajarem no projeto. O programa inclui, por exemplo, a ampliação em até três metros de calçada da avenida Boulevard Álvaro Maia até o Amazonas Shopping, inicialmente.

Outros pontos a serem desenvolvidos na Djalma Batista são: licenciamento dos estacionamentos ao longo da via, nova iluminação da avenida, implantar lixeiras, melhorias nas fachadas dos prédios e implementação de mobiliários urbanos. Além disso, novas árvores serão plantadas.

“É uma avenida fundamental para a vida de Manaus, que está hoje muito deteriorada. Ela tem que ser transformada, revitalizada para representar, de fato, a cara da cidade que nós desejamos”, afirmou o prefeito. Arthur ressaltou que a meta da Prefeitura é desenvolver o projeto também em avenidas do Centro da cidade, como Getúlio Vargas e Eduardo Ribeiro.

Segundo o presidente do Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb), Roberto Moita, a ideia é finalizar a tempo a Nova Djalma para a realização dos jogos da Copa do Mundo de 2014.  “A obra visa uma reorganização da avenida em vários aspectos, como o paisagismo, mobiliário urbano, sinalização e a iluminação”, explicou Moita.

As novas calçadas terão um padrão e para estacionamento na via será necessário que alguns endereços comerciais façam recuo para atender aos três metros. Os benefícios, além de imagem urbana para a cidade, incluem ganhos em mobilidade, paisagismo e melhoria de qualidade de vida, com transformação visual e cultural para a nossa cidade.