22/11/19 | 12:33
Prefeitura faz levantamento de futuro projeto para área atingida por incêndio no Educandos

O grupo de trabalho da Prefeitura de Manaus, criado para a revitalização da área atingida pelo incêndio no Educandos, zona Sul, realizou visita técnica nesta quinta-feira, 21/11, com a presença de representantes dos órgãos municipais envolvidos na ação. O projeto está sendo conduzido pela presidente do Fundo Manaus Solidária, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro.

“Conforme determinou a presidente do Manaus Solidária, a visita técnica teve como objetivo fazer um levantamento prévio do local alvo de futura revitalização, verificando extensão e profundidade para possível intervenção. A área toda do sinistro segue interditada e em razão de segurança nenhuma construção deve ser realizada no referido espaço”, explica o secretário-executivo de Proteção e Defesa Civil, Cláudio Belém.

O fogo destruiu uma área construída de aproximadamente 20 mil metros quadrados e é esse espaço, juntamente com o entorno, que deve receber ações de recomposição por parte do município.

Como foram identificadas construções irregulares, as mesmas foram devidamente notificadas e embargadas por fiscais do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), e os responsáveis devem comparecer ao órgão para apresentação de documentos. Ao todo, foram notificadas 10 construções sem licença.

Um próximo passo será realizar um estudo topográfico na área atingida, incluindo alguns becos para viabilidade de intervenções viárias e de pavimentação, além de verificação da estabilidade de taludes na região.

Projeto

O incêndio atingiu o bairro do Educandos no dia 17 de dezembro do ano passado, quando mais de 500 famílias foram afetadas diretamente com a perda total de suas residências e bens. Desde então, a Prefeitura de Manaus realiza ações de atenção às vítimas. No primeiro momento foi feito o atendimento emergencial, o alojamento das famílias, a concessão de benefícios e a entrega de itens arrecadados na campanha #ManausSolidária.

Conforme a presidente do Manaus Solidária, o grupo de trabalho está fazendo o estudo técnico e irá desenvolver projetos de revitalização para aquela área, no entanto, a destinação final será feita em concordância com os moradores diretamente atingidos pelo incêndio. “A preocupação do prefeito Arthur Virgílio Neto não é apenas com revitalização física, é também com as pessoas que ali vivem”, afirmou a primeira-dama, durante a reunião da última terça-feira. Na ocasião ela também destacou que outras reuniões serão realizadas para a definição do projeto que atenderá o espaço atingido pelo incêndio, mas que “qualquer projeto passará pelos moradores. É importante escutá-los para que possamos, juntos, dar um novo uso para aquele espaço”, observou Elisabeth Valeiko.

A visita técnica foi coordenada pelo secretário-executivo de Proteção e Defesa Civil, Cláudio Belém, e contou com técnicos do Implurb e das secretarias municipais de Infraestrutura (Seminf), da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), e de Limpeza Urbana (Semulsp).

O grupo de trabalho da Prefeitura de Manaus é composto por membros da Semasc, Implurb, Seminf, Semulsp, Defesa Civil, Casa Militar, Fundo Manaus Solidária, Procuradoria Geral do Município (PGM) e Secretaria Municipal de Finanças (Semef).